quarta-feira, 3 de julho de 2013

ALEGRIA É O MESMO QUE FELICIDADE?

 

É possível alguém ser alegre e não ser feliz? Antes que você se questione, não é a mesma coisa. Para um melhor entendimento, vamos ao significado das palavras, de acordo com o dicionário Houaiss:
Alegria: "acontecimento feliz, tudo que alegra contenta; festa, divertimento".
Felicidade: "estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar".
Podemos observar então que a alegria está relacionada a fatores externos - "acontecimento feliz"; enquanto que a felicidade é algo que acontece de dentro para fora - "estado de uma consciência plenamente satisfeita".
Ainda recorrendo ao dicionário. ALEGRE significa o "que sente ou manifesta alegria, contente; que se comunica com facilidade, expansivo, comunicativo, bem-humorado..."
Enquanto que FELIZ significa "ditoso, afortunado, venturoso; cujos desejos, aspirações foram atendidos ou realizados; abençoado, bem-aventurado, bendito, brilhante."

Percebe a diferença?
Não há dúvidas do quanto é gratificante e prazeroso conviver com uma pessoa de espírito alegre, alto-astral, bem-humorada. Quando nos deparamos com pessoas assim, pensamos: "Poxa, ela deve ser muito feliz!" Mas o fato é que erramos quando relacionamos alegria à felicidade.
Se fosse assim, poderíamos então afirmar que pessoas mais reservadas, mais introspectivas, não são felizes. O que seria um engano.
Em muitos casos, esse estado de alegria e euforia é apenas um subterfúgio utilizado para disfarçar o quão infeliz alguém se sente.
O sol no inverno
Acreditar que alegria é uma característica peculiar a quem é feliz é o mesmo que acreditar que o sol só brilha no verão. Mas não é assim. O sol pode estar brilhando lá fora e ainda assim os termômetros marcarem 0 grau. Do mesmo modo o céu pode estar encoberto por nuvens e ainda assim os termômetros marcarem 40 graus.
A felicidade independe de fatores externos. Ela diz respeito à paz interior, satisfação, bem-estar, realização pessoal. Ainda que a pessoa esteja enfrentando muitos problemas e lutas externas, eles não são capazes de lhe tirar a felicidade. Ela é permanente.

A alegria não. Ela é fabricada. É circunstancial. As pessoas se alegram quando compram um vestido novo, conquistam a casa própria, alcançam sucesso profissional, quando o seu time é campeão, etc. Entretanto, isso não significa dizer que elas são felizes. Do contrário, não veríamos tantas pessoas - mesmo desfrutando de tudo isso - angustiadas e deprimidas.
O que dizer, por exemplo, de celebridades que passam a imagem de pessoas felizes e realizadas e, no entanto, sofrem com a depressão? Isso sem citar aquelas que cometem suicídio no auge da fama.
Ter e ser
Segundo Lizandra Arita, psicóloga da Arita Treinamentos, a alegria está baseada na condição de TER, enquanto a felicidade se expressa na realização do SER. "Uma pessoa pode ser feliz e alegre ao mesmo tempo, mas nem sempre a pessoa que está alegre é feliz."
De acordo com ela, muitas pessoas se enganam com o que realmente sentem. "Na sociedade contemporânea tem muita gente se promovendo como uma pessoa alegre e realizada, mas, no seu íntimo, é confrontada com uma angústia inexplicável. Ela até olha ao redor, enxerga suas conquistas, mas não tem a paz, a tranquilidade e a serenidade de uma pessoa feliz."
Fazendo uma analogia, a felicidade é como uma árvore frondosa, de raízes profundas. Podem vir tempestades, ventos fortes, mas ela permanecerá ali, inabalável. As folhas e frutos podem até cair, mas ela continuará firme, dando novamente os seus frutos.
Já a alegria pode ser comparada às folhas que caem dessa árvore e ficam sujeitas ao tempo, levadas conforme a direção do vento, até finalmente secarem.
Qual é o seu caso: você é feliz ou alegre?
Talvez, todos à sua volta o considerem uma pessoa feliz, afinal de contas, você tem tudo o que precisa não é mesmo? Ou talvez nem tudo, mas você é aquela pessoa que sempre está de bom humor, é divertida, todos lhe acham o máximo, está sempre rodeada de amigos. Mas e você, o que pensa a seu respeito?  
Quem sabe esse seja o momento para refletir sobre quem você é de fato e, sobretudo, sobre quem deseja ser. Para tanto, é preciso reconhecer o seu estado atual para, a partir daí, buscar uma nova identidade e ser plenamente feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário