segunda-feira, 4 de março de 2013

MOSAICO DE E V A


O que fazer com sobras de eva?

Sabe aqueles pedacinhos de eva que sobram após algum trabalho feito? Pois é, não jogue fora! Vá guardando e quando tiver uma boa quantidade, faça um lindo trabalho de mosaico em eva!
A foto abaixo não é minha, faz parte de um álbum do picasa

Você pode fazer tapetes, porta-retrato, bandeja, jogo americano, molduras, decorar latas e caixinhas, etc. O suporte, que é a base para colar o eva pode ser de papelão, eva, mdf, etc. Segue alguns moldes e PAPs:
Decoração de Latas/caixinhas:


jogo americano:


Tapete de Mosaico em EVA formato Flor:














Material necessário ::

-Placa de EVA 6mm cor Preta tamanho 56x56 cm
- Retalhos de EVA 2mm cores Azul Escuro, Azul Claro e Amarelo
- Tesoura
- Cola de contato (Sapateiro)
- Molde
- Carbono para costura
- Bisnaga de aplicar tinta de cabelo



:: Fazendo o Tapete ::

- Marque no pedaço de EVA 6mm o molde da flor, recorte e reserve. Marque também o miolo da flor.

- Recorte os retalhos em quadradinhos de mais ou menos 1x1cm.

- Para facilitar o manuseio da cola, despeje 60 ml de cola na bisnaga, se o bico tiver um buraco muito pequeno, recorte um pouco a ponta para aumentá-lo. Não aconselho encher todo o frasco, pois esta cola endurece com muita facilidade, portanto encha só o suficiente para o trabalho e após o uso se sobrar volte a cola para a lata. Existe no mercado esta cola em bisnaga, é um pouco mais cara, porém facilita e evita o desperdício.

- Aplique a cola no tapete, se você fizer isso em movimentos circulares a distribuição da cola fica mais uniforme. Como esta cola é muito forte só é preciso uma pequena quantidade, se preferir, pode espalhar com um pincel. Porém sempre limpe após o uso com removedor de cola ou aguarrás.

- Passe cola também no verso dos quadradinhos. Você pode utilizar uma placa de Eucatex com cola permanente para facilitar.

- Inicie o trabalho das bordas para o centro, distribuindo os quadradinhos na cor Amarela na marcação do miolo. Vá distribuindo os quadradinhos sempre seguindo o círculo até que chegue bem no centro. Quando estiver faltando apenas uma camada para terminar, diminua o tamanho dos quadradinhos para que o miolo fique mais bonito.

- Faça uma camada em Azul Escuro ao redor do miolo Amarelo. Agora distribua os quadradinhos em Azul Escuro ao redor das folhas da flor. Faça duas camadas. Quando chegar à junção de duas pétalas, continue reto até a camada ao redor do miolo. Ao fazer isso vai sobrar um espaço entre cada pétala, complete com quadradinhos em Azul Escuro.

- Agora preencha as pétalas com os quadradinhos em azul claro, sempre seguindo o desenho das pétalas. No centro da pétala, faça como no miolo, vá diminuindo os quadradinhos.

Custo: R$ 5,00
Preço Venda: R$ 15,00

Dicas

- Você não precisa saber desenhar para criar modelos mais elaborados. Recorte o desenho desejado de uma revista, livro ou internet. Coloque um papel vegetal por cima do desenho e marque as linhas principais e vá até uma gráfica rápida e peça que eles ampliem o desenho no tamanho que você desejar.

- Para fazer este trabalho em caixas de papel, ou para trabalhar com crianças, utilize a cola branca.

Cláudia Lima
(31) 8675 3136

Olhem que lindos trabalhos feitos por alguns artesãos:

Quadro feito por MaRuth:





São tapetes feito de mosaico de EVA!







Fontes:
http://apps.alterosa.com.br/
http://www.betobastos.com.br/
Revista Coleção Mãos que criam
http://mariaruthesculturas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário